Vacina contra a gripe em Curitiba – Na última terça-feira (18/7), terminou o saldo remanescente de vacinas da campanha contra a gripe nas unidades de saúde de Curitiba.
Estão disponíveis agora apenas a segunda dose para as crianças que já tomaram a primeira. Ao todo, 553.047 pessoas foram vacinadas na cidade.
A vacina é uma das formas de prevenção do vírus Influenza. Porém, é importante não descuidar de outras formas de evitar a gripe, como higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavá-las com água e sabão. Evitar aglomerações e locais fechados é outro cuidado que ajuda contra a proliferação do vírus.
Veja algumas informações sobre a doença, sintomas, onde buscar atendimento e como evitar a gripe.
Como acontece o contágio da gripe?
A gripe (Influenza) ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país. Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios.
O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Quais são os sintomas da gripe?
Febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios.
O que fazer na ocorrência destes sintomas?
É importante buscar atendimento médico. Na rede pública, procure uma unidade de saúde. Os profissionais irão passar orientações sobre a necessidade de tratamento medicamentoso com Tamiflu.
Quais são as orientações de higiene para evitar a gripe?
– Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70;
– Cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas. Ao tossir, cubra a boca com a parte interna do braço. Não coloque a mão na frente da boca, pois se tocar em outras superfícies irá contaminá-las;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
– Evitar aglomerações e ambientes fechados;
– Procurar manter os ambientes ventilados;
– Em ambientes que permanecem fechados deve-se realizar a limpeza com álcool 70 e evitar o acúmulo de poeira;
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Por: Agência Curitiba