Início Curitiba Curitiba 330 anos: cidade vai ganhar uma nova praça com mirante para...

Curitiba 330 anos: cidade vai ganhar uma nova praça com mirante para a Serra do Mar!

0
Equipada com mirante voltado à Serra do Mar, a Praça da Araucária ficará no terreno circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski, na Vista Alegre. Ilustração: Ippuc

Curitiba vai ganhar uma nova praça com mirante para a Serra do Mar. A Praça da Araucária ficará no alto do bairro Vista Alegre.  A estrutura será montada em um terreno da prefeitura, circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski. A obra faz parte das comemorações dos 330 anos da Capital.

Nova praça com mirante voltado à Serra do Mar, a Praça da Araucária ficará no terreno circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski, na Vista Alegre. Ilustração: Ippuc
Nova praça com mirante voltado à Serra do Mar, a Praça da Araucária ficará no terreno circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski, na Vista Alegre. Ilustração: Ippuc

Nova praça com mirante para a Serra do Mar!

O projeto, de autoria dos arquitetos Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, foi apresentado e aprovado pelo prefeito em reunião do instituto nesta terça-feira, 10 de janeiro de 2023.

A implantação e proteção de espaços verdes como espaços de lazer e convivência dos moradores faz parte do conjunto de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos.

Até o momento, está denominada como Praça da Araucária. O mirante será voltado à Serra do Mar.

Praça da Araucária, na Vista Alegre. Ilustração: Ippuc

Quer saber mais notícias sobre nossa cidade?
Entre para o Grupo de Whats do JB Curitiba!

Estrutura da nova praça de Curitiba

Segundo Mauro Magnabosco, o mirante será construído com uma tela entrelaçada semelhante à da Ópera de Arame, para permitir a permeabilidade do terreno. “Será uma praça totalmente transparente para realçar as vistas locais”, destacou.

A estrutura será implantada aproveitando a topografia do terreno, com um desnível de cerca de 10 metros entre as ruas ruas José Antoniassi e Roberto Barrozo.

“Para garantir a acessibilidade, o mirante terá uma rampa de 220 metros de comprimento com, no máximo, 8% de declividade distribuída no terreno de forma que permita o acesso a todos. A rampa contará ainda com patamares para descanso”, explicou Magnabosco. O acesso ao mirante também poderá ser feito por uma escadaria.

Prefeito Rafael Greca se reune com técnicos do IPPUC para discutir projetos de Curitiba. Na imagem Prefeito Rafael Greca e os arquitetos Celia Bim e Mauro Magnabosco – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A implantação deverá ser feita com o suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e custeada com recursos próprios do município.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile