Início Geral Temperaturas baixas exigem cuidados com a ligação de água

Temperaturas baixas exigem cuidados com a ligação de água

0
Sanepar diz que frio pode congelar hidrômetro, romper tubulação exposta e interromper abastecimento

A chegada de nova frente fria ao Paraná faz com que a Sanepar alerte a população para que proteja seus hidrômetros. As temperaturas muito baixas, geada e a possibilidade de neve para algumas cidades do Paraná podem fazer com que a água congele no hidrômetro e/ou nas tubulações expostas da ligação de água, trazendo transtornos para as pessoas.

Para o fim desta semana estão previstas temperaturas próximas ou abaixo de zero, principalmente, para cidades do Centro-Oeste, do Sudoeste e Sul do Estado.

Para não correr o risco de ficar sem o fornecimento de água, mesmo que temporariamente, a Sanepar orienta aos clientes para que protejam o cavalete, o hidrômetro ou a tubulação exposta. O procedimento é simples. Basta colocar uma caixa de papelão, de madeira ou de plástico e até mesmo panos sobre o cavalete, de forma a impedir que o gelo se acumule e congele a água dentro do equipamento de medição ou dos canos de água. Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite. Essa ação também evita o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação acima da terra.

O coordenador de Medidores de Vazão, Joel Bley Raitani, da Gerência de Desenvolvimento Operacional da Sanepar, explica que a água congelada expande e pressiona o equipamento, facilitando a ruptura. “É preciso cuidado nos dias mais frios porque os hidrômetros possuem peças sensíveis que são danificadas facilmente com o congelamento, obrigando a Sanepar a trocar o equipamento no imóvel do cliente”, alerta. O coordenador lembra que as cidades com maiores riscos são Palmas, na região Sudoeste, e General Carneiro, mais ao Sul do Estado, onde historicamente foram registradas mais dessas ocorrências ao longo dos anos.

Os institutos de meteorologia preveem frio intenso, geadas e até a possibilidade de neve em cidades das regiões mais frias. As temperaturas negativas podem atingir, além de Palmas e General Carneiro, os municípios de Clevelândia, Bituruna, Cruz Machado, Reserva do Iguaçu e Flor da Serra do Sul. Para Cascavel, Laranjeiras do Sul e União da Vitória a meteorologia aponta zero grau. Em outras cidades nas regiões de Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Umuarama, Cascavel e Ponta Grossa há previsão de muita geada, principalmente, de sábado para domingo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile