Bares Rock Curitiba

O Dia do Rock foi 13 de Julho.  Vamos relembrar alguns "bares clássicos" de rock da capital paranaense, dos saudosos anos 90. Nessa época, os bares de rock surgiram feito pipoca.

Dia Mundial do Rock 

Foto: Crossroads

Novak Bar

O  Novak ficava no Largo da Ordem, centro velho de Curitiba. Durou até o início dos anos 90, mas entre os grandes méritos está o de ser um pioneiros das bandas de rock curitibanas. Lá era lugar cativo de nada menos que a Gypsy Dream em seu início. Não temos foto do bar.

Hangar Bar

Um dos mais emblemáticos bares de rock dos anos 90. Ficava, quase no topo da Dr. Muricy. Começou sem pretensões, mas se transformou em referência da cena rock curitibana. Teve pelo menos 3 fases, sendo que a primeira foi realmente marcante.

Fotos: Jean Mokwa (in memorian)  Foi baixista da Via Appia e Della Brown

Sucatão

Tinha esse nome porque funcionava uma oficina, antigamente. O Sucatão raiz, não tinha banda. Mas rolava som de primeiríssima, mesmo sendo "apenas" os set list deles.  A localização era na Rua Kellers, de frente às ruínas do São Francisco. Atualmente no lugar, funciona uma unidade do Madero.

Porko Jones

O Porko Jones ficava na frente do Mueller. Era praticamente um espaço de um galpão que foi herdado do Syndicate. Infelizmente, também não deixou fotos. Encontramos uma do Syndicate. Propaganda no rádio era marcante, com a intro Always On The Run.

Syndicate - Foto Henrique Guerra

Circus

O Circus era rock, mas nesse caso já havia uma variação maior. O publico skatista costumava frequentar também e acontecia a mistura que veio do Syndicate, com hiphop, rap e punk. Mas além disso, várias bandas de rock passaram por lá. Relespública, krápulas e Catalépticos, estão entre elas.

A.Z.T. - Foto: Redes Sociais

92 Graus

A história (e bota história!) do 92, começou em 91! Trocadilhos a parte, o "incansável 92 graus" já viu muitos bares e casas iniciarem e fecharem, mas continuam como Espaço Cultural 92 Graus, no início da Manoel Ribas. O bar sempre foi muito mais punk, mas bandas de todos os tipos e todos os sons já passaram por lá

Panfleto 92 Graus. - Foto: Redes Sociais

El Potato Medieval

O El Potato teve uma vida curta, mas pode-se dizer, marcante. Surgiu pelo aumento do interesse no rock, com Curitiba acompanhando o movimento "grunge". Cheguei a assistir um show da banda Jorge Cabeleira, que na época era tão promessa quanto Raimundos.

Banda Grotesco no El Potato Medieval  Foto: Redes Sociais

Empório São Francisco

O Empório é mais um clássico da cidade. Era localizado em um prédio antigo e tradicional no centro velho de Curitiba. Muitas bandas locais e nacionais, conhecidas e desconhecidas passaram pelos palcos do Empório. Infelizmente fechou em 2018. 

Aeroanta

A franquia Aeroanta já era bastante conhecida em São Paulo e foi aberta na capital paranaense em 1990. Funcionou durante 7 anos. Trouxe muita coisa a nível nacional, além das bandas de Curitiba.

Banda Creedence Brasil em 1993 no Aeroanta Foto: Redes Sociais

Rock CWB atualmente

Além desses clássicos, os grandes John Bull, fundado em 1983 e Crossroads, que começou em 1997, fazem parte da história e continuam firmes e fortes. Em 2007 o Seba's, no bairro Boqueirão. E ainda mais recentemente, em 2015, a franquia Hard Rock Café escolheu Curitiba para iniciar sua história no Brasil.