Nesta sexta-feira, dia 29 de março, os bairros Barreirinha, Sítio Cercado, Boqueirão, Orleans e Bairro Alto terão encenações da Paixão de Cristo, uma celebração que marca a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Os participantes dos grupos são compostos por uma diversidade de profissionais, desde padeiros a médicos, que se reúnem em prol da arte e da espiritualidade para dar vida a esta importante narrativa. O espetáculo é uma oportunidade para que amadores na linguagem teatral expressem seu talento e devoção.
A Fundação Cultural de Curitiba apoia alguns dos projetos, fornecendo a infraestrutura necessária para as apresentações, incluindo palco, som e iluminação. A exceção é o Grupo Lanteri, onde o área da apresentação oi doada pela Arquidiocese de Curitiba.
As Apresentações
As apresentações irão ocorrer à noite, simultaneamente nos quatro bairros. No Sítio Cercado, o grupo de teatro Arte e Vida irá encenar a Paixão de Cristo às 20h, na Rua da Cidadania. O grupo, que chegou a atrair mais de 12 mil pessoas para o espetáculo, realiza a peça desde 2000 e é considerada uma das maiores encenações da vida de Cristo na capital.
Na Praça Recanto dos Eucaliptos, no Alto Boqueirão, a encenação ocorre às 19h, com o grupo Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo. O grupo é um dos mais antigos, com 34 anos de história, e neste ano possui um elenco de mais de 200 pessoas envolvidas.
O bairro Barreirinha conta com o Grupo Exôdus, que encena a Paixão de Cristo há mais de 20 anos. O espetáculo está marcado para às 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galgani. No Bairro Alto, a encenação acontece às 19h30, no Centro Cultural da Vilinha, pelo Grupo Adorarte.
Quer saber mais notícias sobre nossa cidade?
Entre para o Grupo de Whats do JB Curitiba!
46 anos do Grupo Lanteri
Desde sua fundação há 46 anos no bairro Uberaba, o Grupo Lanteri tem desempenhado um papel significativo no cenário cultural de Curitiba, atraindo um grande público para suas apresentações populares. Sob o lema “Teatro feito pelo povo para o povo”, o grupo conquistou um lugar especial na comunidade local. Composto por voluntários de diversas idades, religiões e classes sociais, o grupo se renova anualmente.
A encenação atual é composta por 31 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressurreição. Mais de 1000 voluntários participam, entre atores e equipe técnica.
A duração é de 2 horas, mais ou menos. São três palcos principais unidos por uma passarela de 72m que somam 1.100 m² e ainda 250 m² de cenário total.
Encenação da Paixão de Cristo na sexta-feira santa (29/3)
• Sítio Cercado
Horário: 20h
Local: Rua da Cidadania da Regional Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700
• Barreirinha
Horário: 18h
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galgani – Rua Santa Gema Galgani, 77
• Bairro Alto
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Vilinha – Rua Marco Pólo, 1.560
• Alto Boqueirão
Horário: 19h
Local: Praça Recanto dos Eucaliptos – Rua Pastor Antonio Polito, 2.200
• Orleans (Grupo Lanteri)
Horário: 19h
Local: Rua Amadeu Piotto, número 590
Entrada Gratuita (Opcional: 1kg de alimento não perecível)