InícioCuritibaSaiba como surgiu o bairro do Água Verde

Saiba como surgiu o bairro do Água Verde

O bairro Água Verde, assim como a da maioria dos bairros da capital paranaense, começou a se fortalecer a partir do século XIX, a região era tomada por chácaras e fazendas de famílias italianas, a região era conhecida também como “Colônia Dantas”.

Praça do Japão - Bairro Água Verde - Foto:Daniel Castellano/SMCS
Praça do Japão – Bairro Água Verde – Foto:Daniel Castellano/SMCS

A origem do nome do bairro tem a ver com as algas que davam uma coloração esverdeada à água doce devido às algas, levando os moradores daquela época batizarem o rio que passava por suas terras com esse nome.

A região se expandiu principalmente após a década de 1940, época em que as antigas chácaras começaram a ser loteadas, ruas abertas e, atualmente, é um bairro que possui 5km de extensão e é amplamente habitado e desenvolvido comercialmente.

Qualidade de vida

Um fator que chama a atenção para se morar no bairro é a excelente qualidade de vida que ele proporciona aos moradores nos dias de hoje.

Além disso, é uma região bastante arborizada, o que contribui para o bem-estar e a realização de atividades físicas.

O Água Verde é referência em qualidade de vida. Além de estar em constante expansão e cada vez mais valorizado, esses são os fatores essenciais para aqueles que buscam um lugar para se viver.

Você está em busca de imóveis em Curitiba precisa conhecer a região.

Segurança

O Água Verde é um dos melhores bairros para viver em Curitiba, pois possui um IDH altíssimo, sendo um dos maiores benefícios para quem vive na capital paranaense.

Morar no Água Verde significa viver com mais segurança. Ele está dentre os bairros apontados como um dos mais seguros de Curitiba.

Devido a ampla quantidade de edifícios, onde há constante vias públicas são bem iluminadas e monitoramento por câmeras de segurança a qualquer hora do dia.

Não é a toa que a procura de apartamentos à venda no Água Verde aumentou de forma exponencial nos últimos anos. Afinal, as pessoas prezam pela sua segurança pessoal e de sua família.

Áreas verdes

Como dito anteriormente, o bairro é amplamente arborizado devido a sua quantidade de árvores e praças, o que contribui também para a qualidade do ar existente na região.

A presença de árvores pode ser vista até mesmo nas avenidas bem estruturadas onde mistura a natureza com um ambiente urbano.

Lazer & serviços

O bairro do Água Verde combina seus imóveis residências e edifícios de luxo com sua variedade em pontos comerciais e outros pontos bastante conhecidos como a Arena da Baixada, Praça do Japão, Praça Hee Wing, Parque Afonso Botelho, Clube Curitibano, Shopping Água Verde, Supermercados como Angeloni, Festval, Casa Fiesta e Pão de Açúcar. No bairro também está localizado o Cemitério Água Verde, um dos mais nobres da cidade de Curitiba.

Arena da Baixada. Foto: Luiz Costa/SMCS
Arena da Baixada. Foto: Luiz Costa/SMCS

Arena da Baixada

O estádio do Club Athlético Paranaense. Foi reformado em 2014 para sediar a copa do mundo que aconteceu no Brasil.

Atualmente, além de receber jogos de futebol do Clube, o estádio também é multiuso e recebe outros eventos, grandes shows e outras competições no ramo do esporte, sendo mais moderno da América do Sul.

Praça do Japão

A Praça do Japão foi construída como forma de homenagear os imigrantes japoneses, possui um lago, escultura do Buda, além da casa japonesa que abriga a Biblioteca Hideo Handa, Casa Chá e Casa da Cultura, que guardam obras literárias japonesas.

Museu de Arte Indígena

Inaugurado em 2016, o Museu fica localizado na Avenida Água Verde, nele estão alguns acervos com artes plumárias, cerâmicas, cestarias, instrumentos musicais, máscaras para rituais e adereços utilizados por inúmeras tribos indígenas do Brasil.

O espaço reproduz uma oca, permitindo aos visitantes experienciar a cultura. Ele é o primeiro museu particular do Brasil dedicado inteiramente à produção artística dos índios do país.

Também é possível encontrar vários centros comerciais, e sua proximidade com o Centro da cidade aumenta as vantagens de morar no Água Verde.

Museu de Arte Indígena. Foto: Luiz Costa/ SMCS
Museu de Arte Indígena. Foto: Luiz Costa/ SMCS

Mobilidade urbana

O bairro faz fronteira com o Batel, Rebouças, Parolin, Vila Izabel e Centro de Curitiba, se destacando pela mobilidade facilitada através das vias de acesso e avenidas como a Sete de Setembro, Av. Iguaçu, Av. Silva Jardim e Getúlio Vargas.

Em relação ao transporte público, o Água Verde possui várias opções de transportes coletivos, como os ligeirinhos, biarticulados e interbairros que ligam o Água Verde com o centro e os demais bairros.

Educação e Saúde

O Água Verde possui ótimas instituições de ensino: creches, escolas infantis, colégios públicos e particulares e faculdades.

Já em relação à saúde, o bairro conta com o Hospital Pequeno Príncipe, IPO e o Iguaçu. Além disso, os moradores também contam com clínicas e maternidades na região.

Muitos jovens estudantes procuram alugar apartamento no Água Verde justamente pela facilidade de morar próximo a sua instituição de ensino. Vale ressaltar que os imóveis dessa região passam por grande valorização.

Gastronomia no bairro Água Verde

Quem vive no Água Verde também aproveita a ampla gastronomia, são inúmeras opções de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos espalhados pelo bairro. Sem contar a variedade de pratos típicos que a Feira Noturna do Água Verde dispõe.

Morar no Água Verde é estar em uma excelente localização, infraestrutura, segurança, áreas verdes e ruas arborizadas, lazer, ótima gastronomia, comércios e serviços, opções de instituições de ensino e muito mais, o Água Verde é o bairro ideal para você e sua família.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como surgiu o bairro Água Verde e tudo o que ele dispõe aos moradores atualmente

Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros de Curitiba. Nós somos dos bairros e vivemos o seu dia a dia. Os bairros tem muito para melhorar e todos sabemos disso. Isso deve ser mostrado, criticado e cobrado. Mas os bairros também têm muitas coisas boas. Com pessoas de iniciativa, que fazem a diferença. O Jornal dos Bairros é tudo isso ao mesmo tempo. Tudo tem que ser dito ou mostrado! Somos os bairros de Curitiba, e nossa voz tem poder!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

TEMPO E TEMPERATURA

Curitiba
nevoeiro
14.1 ° C
14.3 °
13.1 °
68 %
2.6kmh
100 %
dom
23 °
seg
25 °
ter
20 °
qua
20 °
qui
16 °

REDES SOCIAIS

1,354FãsCurtir
99SeguidoresSeguir
14SeguidoresSeguir