No dia 3 de junho é comemorado o Dia Mundial da bicicleta e para comemorar a data a Secretaria de Esportes promove uma semana de passeios ciclísticos por Curitiba e região Metropolitana.
“Temos uma programação especial e esperamos que os curitibanos e curitibinhas venham pedalar. Esta é uma semana especial, mas a programação de eventos de ciclismo em Curitiba acontece o ano inteiro, porque todo dia é dia de bicicleta”, disse o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski.
A programação começa com o tradicional Pedala Curitiba, percurso noturno que ocorre de segunda à sexta-feira, com saídas às 20h.
Nesta terça (31/5), o Pedala tem saída da Praça Garibaldi (Rua Kellers, São Francisco); na quarta (1/6), parte da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça (Rua Nossa Senhora da da Cabeça, 1.751, CIC); na quinta (2/6), do Parque Bacacheri (entrada dos Arcos, Rua Eduardo Geronasso, 1.600); e na sexta-feira (3/6), da Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700).
Pedala Metropolitano
No domingo (5/6), as atividades começam no Umbará com o Pedala Metropolitano, pedalada que interliga a capital com cidades da Região Metropolitana. A saída será do Parque Lago Azul (Rua Colomba Merlin, 831), às 8h, e o percurso terá 25 quilômetros até Fazenda Rio Grande.
O evento é realizado pela Prefeitura de Curitiba e Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, com a integração da Prefeitura de Fazenda Rio Grande e apoio do Governo do Paraná.
Devido à intensidade da atividade, esta edição não é recomendada para iniciantes. Será permitida apenas a participação de maiores de 18 anos e é obrigatória a utilização de capacete.
Boqueirão
O Passeio Ciclístico da Regional Boqueirão será no domingo. A concentração começa às 8h na Praça Agostinho Legrós (Rua Ten. Cel. Villigran Cabrita, 1.017) e a saída acontece as 9h, no mesmo local.
O percurso terá 6,7 quilômetros e é aberto para todas as idades.
Além da Visão
Também no domingo, o Parque Barigui será o local de um evento muito especial, a partir das 14h. É o passeio ciclístico Além da Visão, destinado a pessoas com deficiência visual que poderão, com o auxílio de ciclistas guias, passear de bicicleta pelo parque.
Serão dez bicicletas modelo Tandem, uma bike para duas pessoas – na frente vai o ciclista guia e atrás o deficiente visual. Para participar é só chegar ao gramado ao lado do Salão de Atos.
“O ciclismo deve ser oportunizado para todos. É muito gratificante contribuir com esta inclusão no fomento da prática da atividade física”, concluiu Jean.
Dia Mundial da Bicicleta
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, o Dia da Bicicleta foi um consenso entre 193 países, incluindo o Brasil, que determinaram que a bike é um meio de transporte com diversas características benéficas: sustentável, barata, acessível e limpa, o que contribui para a economia, o corpo humano e a mobilidade urbana.