13.2 C
Curitiba
domingo, 14 agosto 2022
InícioCuritibaContas de luz residenciais terão aumento de 1,58%

Contas de luz residenciais terão aumento de 1,58%

A partir de 24 de junho, as contas de luz residenciais da Copel serão reajustadas em 1,58 %. A autorização é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21). Esses clientes figuram 82,3 % do total de consumidores atendidos pela empresa.

contas de luz residenciais da Copel serão reajustadas em 1,58%.
Contas de luz residenciais da Copel serão reajustadas em 1,58%.

A Aneel é a agência reguladora federal que calcula as tarifas de energia elétrica para cada estado e as reporta às distribuidoras, que aplicam o reajuste uma vez por ano. Em 2022, a conta de luz do Paraná é a menor do Brasil até o momento.

Para outros 10,6% dos clientes da Copel atendidos em baixa tensão, dentre eles estabelecimentos comerciais e de serviços, o reajuste na tarifa será de 2,07%. Já, na média, a tarifa de energia da Copel aumentará 4,90% – esta média inclui clientes atendidos também em alta tensão, os chamados grandes consumidores.

O reajuste médio é inferior à taxa de inflação. Nos últimos 12 meses o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que a Aneel utiliza para apurar as alíquotas, subiu 11,73 %.

O índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mensurar a variação do valor de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, tendo como referência o consumo pessoal das famílias. Além do custo e da carga de serviço A inflação também é usada para ajustar os contratos de energia. que resultou no aumento da alíquota do imposto.

Créditos PIS/Cofins 

Para que o ajuste ficasse abaixo da inflação, foram abatidos, na sua composição, créditos do PIS/Confis oriundos de ação judicial vencida pela Copel, já reconhecidos e que têm previsão de restituição nos próximos 12 meses pelo governo federal à companhia, além da redução da Conta de Desenvolvimento Energético, cujo valor anual é fixado pela Aneel.

380 mil famílias não pagam pela luz 

As famílias de baixa renda continuarão contando com o Programa Energia Solidária, que prevê a isenção de tarifa para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único do governo Federal com consumo de até 150 kWh por mês. Em maio, cerca de 380 mil famílias de paranaenses participantes do programa não precisaram pagar a conta de luz.

Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros de Curitiba. Nós somos dos bairros e vivemos o seu dia a dia. Os bairros tem muito para melhorar e todos sabemos disso. Isso deve ser mostrado, criticado e cobrado. Mas os bairros também têm muitas coisas boas. Com pessoas de iniciativa, que fazem a diferença. O Jornal dos Bairros é tudo isso ao mesmo tempo. Tudo tem que ser dito ou mostrado! Somos os bairros de Curitiba, e nossa voz tem poder!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

TEMPO E TEMPERATURA

Curitiba
nublado
13.2 ° C
13.4 °
12.6 °
78 %
1.5kmh
100 %
dom
22 °
seg
25 °
ter
21 °
qua
19 °
qui
16 °

REDES SOCIAIS

1,354FãsCurtir
99SeguidoresSeguir
14SeguidoresSeguir