A partir desta quarta-feira (6/4), a cidade de Miami, maior unidade administrativa do estado da Flórida, nos Estados Unidos, passa a ser 16ª cidade-irmã de Curitiba e a quarta cidade norte-americana a assinar um acordo desta magnitude com a capital paranaense.
“Com a assinatura de mais este tratado, a Prefeitura de Curitiba irá abrir oportunidades para que novos negócios se realizem e para que as duas cidades possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Essa é mais uma grande porta que irá se abrir facilitando o relacionamento e ampliando as oportunidades”, afirma o assessor Especial de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Feijó.
Miami-Dade
O condado de Miami-Dade possui uma grande comunidade de brasileiros e latinos, além de ser uma das cidades mais visitadas por turistas nos Estados Unidos, por causa do clima quente o ano inteiro e também por suas praias.
A cidade de Miami também é um centro financeiro de referência para a América Latina e tradicionalmente recebe imigrantes procedentes de todo o continente. A cidade é ainda destino habitual de turistas de outras partes dos Estados Unidos, inclusive estudantes que costumam curtir Miami Beach nas férias.
Miami também possui um aeroporto que recebe voos do mundo todo e um dos maiores portos dos Estados Unidos. O condado tem planos de crescimento para no mínimo dez anos e adotou um novo código de zoneamento guiado pelo crescimento inteligente, conhecido como Miami 21.
Cidades-irmãs
O conceito de cidade-irmã foi criado em 1947 nos Estados Unidos para fomentar amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas após a Segunda Guerra Mundial, mas a partir da década de 90 muitas mudanças aconteceram e hoje passou a ser uma cooperação estratégica, principalmente nos negócios e na troca de experiências.
Curitiba já possui irmandade com 15 cidades: Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Guadalajara (México), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Suwon (Coreia do Sul), Treviso (Itália), Akureyri (Islândia), Changzhou e Hangzhou (China), Coimbra (Portugal), Columbus, Jacksonville e Orlando (Estados Unidos), Cracóvia (Polônia) e Himeji (Japão).
Todos os anos Curitiba recebe vários pedidos de irmandade, de cidades de todos os continentes, mas os critérios são muito estudados para que acordo seja assinado.
Passaportes para os EUA
Como parte das negociações, as cidades concordaram em trabalhar pela retomada do voo direto Curitiba-Miami, interrompido em 2016. Além disto, discutem a instalação de um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto em Curitiba, uma demanda postulada pela Prefeitura junto à Embaixada dos EUA no Brasil.
Atualmente, para obter permissão de entrada em solo americano, o curitibano precisa ir para os consulados americanos de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife, além da própria embaixada em Brasília.