16 C
Curitiba
sexta-feira, 7 outubro 2022
InícioMeu BairroAbranchesO familiar bairro do Abranches

O familiar bairro do Abranches

Fundado em 1873, o Abranches foi batizado com este nome em homenagem ao presidente da província, Frederico José Cardoso de Araújo Abranches. Localizado na região norte de Curitiba, o Abranches se desenvolveu a partir de um núcleo colonial  definido pela Câmara Municipal, entre os bairros Pilarzinho e Ahú, sendo a primeira colônia polonesa do sul do Brasil.

A Colônia Abranches refere-se a mais antiga capela desenvolvida para imigrantes no estado do Paraná. No ano de 1936, a instituição foi transformada no que conhecemos hoje como a Paróquia do Abranches.

Abranches - Foto: Prefeitura de Curitiba Abranches – Foto: Prefeitura de Curitiba

 

Atualmente, o bairro abriga diversas famílias com decência polonesa, além de abrigar dois dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba: a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski – espaços culturais criados em uma pedreira e usinas de asfalto desativadas.

O bairro possui uma extensão de 4,32km², o que representa pelo menos 1% da área total da capital, que é de aproximadamente 432,00m², com mais de 13 mil habitantes, 4.500 domicílios e sua economia é  predominada pelo setor de serviços. Para completar, o bairro comporta até 1,53 milhão m² de áreas verdes urbanas, o que representa 36% de todo o espaço ocupado pelo bairro e 1,51% do total dos espaços de preservação ecológica em Curitiba. Muitas casas à venda no Abranches se encontram em ruas arborizadas e com bastante verde ao seu redor.

Transporte público na região

Para aqueles que dependem do transporte público, a região dispõe de várias linhas de ônibus. Além do mais, algumas cruzam a região pelas ruas Mateus Leme e João Gava, que ligam o Abranches ao centro de Curitiba. O ponto final das linhas é o terminal do Barreirinha, mas, antes, ela passa por importantes lugares, como a Rua Mateus Leme, a Praça Tiradentes e a Avenida Anita Garibaldi.
Linhas de ônibus que possuem paradas próximas ao Abranches:
●    Linha 183 – JD. CHAPARRAL
●    Linha 243 – STA. TEREZINHA
●    Linha A06 – CTBA / TAMANDARÉ (RODOVIA DOS MINÉRIOS)

Lazer e turismo no Abranches

Para aqueles que estão em busca de lazer no Abranches, os programas em família e referentes a atividades ao ar livre. São 13 opções para aproveitar na região, dentre elas estão: o Parque Tanguá, o Bosque Erwin Groger e o Parque São Lourenço.
O Abranches também dispões dos pontos turísticos mais procurados e conhecidos de Curitiba por moradores e turistas: a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski.

A Ópera de Arame, recebe vários shows e espetáculos nacionais e internacionais e chama atenção daqueles que visitam Curitiba devido a sua arquitetura tubular e seu incrível design de vidro no teto. Possuindo uma capacidade para 1.600 pessoas. Já a Pedreira Paulo Leminski é o principal lugar para grandes shows e festivais na Capital. Inaugurada  nos anos 90, a Pedreira possui uma área 103,5 mil m², um palco de 480m² e possui uma capacidade até 30 mil pessoas. Nela já tiveram shows com grandes nomes como: David Bowie, Guns N’ Roses, Bon Jovi, Raça Negra, Jota Quest, Ed Sheeran, Katy Perry e Milton Nascimento e entre festivais como o Coolritiba, Z Festival e o Prime Rock Brasil.

Comércio no Abranches

Por abrigar um número considerado de residência e moradores, o bairro Abranches possui uma economia muito ativa por meio da indústria sendo ela de aproximadamente 13%, o comércio local que equivale a 40% e do setor de serviços 47%. São inúmeros os pontos essenciais na região, como: mercados, postos de combustíveis, agências bancárias e farmácias, por exemplo, estão todos  espalhados por todos os cantos do bairro. Lembrando, que, para aqueles que estão à procura de imóveis no Abranches, essa região é ideal para aqueles que buscam comodidade, calmaria, variedade em serviços e área verde.

Gastronomia

No setor gastronômico, o Abranches também é contemplado por variados pratos. Devido a influência polonesa da região, percebe-se também a culinária européia em vários restaurantes, com as massas italianas e pratos típicos da Alemanha. Alguns dos lugares mais frequentados da região são os restaurantes Dona Natália, o Paulo Leminski, Restaurante Fernasat e Armazém VegAninha (culinária vegana).

Instituições de ensino e saúde

O Abranches também oferece clínicas e hospitais. Além da Unidade de Saúde Abranches, há também o Hospital Ônix, localizado na Rua Mateus Leme, e o Hospital São Lucas nas proximidades. Bem como clínicas veterinárias. referente a instituições de ensino, o Abranches dispõe de algumas variedade, como: creches e pré-escolas para quem possuem filhos pequenos, escolas municipais, colégios particulares faculdades. Caso você esteja à procura de casas em condomínio no Abranches, fique ciente que este tipo de imóvel é bastante comum na região. Além da comodidade disponível na região, você viverá em um lugar com segurança e vigilância 24 horas para o seu bem estar e da sua família.

Vale ressaltar que todos os estabelecimentos comerciais e os pontos turísticos citados aqui estão funcionando com horários alterados devido a COVID-19, para evitar aglomerações.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam o quão familiar o bairro do Abranches é!

Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros de Curitiba. Nós somos dos bairros e vivemos o seu dia a dia. Os bairros tem muito para melhorar e todos sabemos disso. Isso deve ser mostrado, criticado e cobrado. Mas os bairros também têm muitas coisas boas. Com pessoas de iniciativa, que fazem a diferença. O Jornal dos Bairros é tudo isso ao mesmo tempo. Tudo tem que ser dito ou mostrado! Somos os bairros de Curitiba, e nossa voz tem poder!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

TEMPO E TEMPERATURA

Curitiba
nublado
16 ° C
16.7 °
15.6 °
85 %
2.7kmh
100 %
sex
20 °
sáb
24 °
dom
26 °
seg
13 °
ter
14 °

REDES SOCIAIS

1,354FãsCurtir
99SeguidoresSeguir
17SeguidoresSeguir