No dia 20 de julho, Dia do Amigo, celebramos a importância de compartilhar as conquistas do dia a dia. No mundo dos negócios, são inúmeros os empreendedores que encontraram confiança e coragem para empreender na amizade e investir em conjunto em um sonho comum.
Há histórias de parcerias que atravessam fronteiras e aquelas que veem nessa conexão uma oportunidade de voltar “para casa”. O relatório do Global Entrepreneurship Monitor mostra que a taxa de Empreendedores Estabelecidos em 2021 aumentará 1,2 ponto percentual, de 8,7% em 2020 para 9,9% em 2021.
SPA Express – Em 2017, as amigas inseparáveis Talita Queiroz e Karina Novaes decidiram unir amizade e vontade de investir na SPA Express, uma franquia de serviços familiares em Recife (PE). Karina não queria mais trabalhar na área de formação, direito, e Talita, que é formada em fisioterapia, propôs networking.
Elas pularam de cabeça no negócio, pensando em aumentar sua renda e começar seu próprio negócio. Sua confiança, temperamentos semelhantes e positividade foram necessários para dar esse grande passo em suas vidas. “Não me vejo fazendo isso com ninguém além dela. O fato de sermos amigas só ajuda no processo! Confiamos muito uma na outra. A divisão de tarefas sempre foi fácil e mutuamente agradável. Eu brinco com a Karina que ela é minha alma gêmea!”, diz Talita. Hoje, estão abrindo mais uma franquia da mesma rede, agora em Los Angeles, onde Talita mora atualmente.
Botocenter – Amigas e multifranqueadas, Kássia Borges e Reilane Oliveira são donas de duas unidades Botocenter, rede de clínicas estéticas especializadas na aplicação de Botox, sendo uma em Araguana (TO), inaugurada em 2021, e outra em Malabar (PA), inaugurada abril de 2022. Kássia é uma dentista que atua na estética facial há mais de 12 anos e tem percebido um crescimento exponencial na estética nos últimos anos, por isso optou por investir na rede.
Elas compartilham o mesmo propósito e objetivos semelhantes: e são vizinhas e amigas há muitos anos. “A relação de amizade e cumplicidade ajuda muito nos negócios. As responsabilidades são divididas, ela na área administrativa e eu na área técnica, tornando a caminhada mais fácil e prazerosa. Costumo dizer que nos completamos, com habilidades e atuações diferentes, que somam numa grande força!”, lembra Kássia.
OdontoCompany – No exterior, sem ver amigos e familiares há muito tempo, Cesar Bueno da Silva voltou ao Brasil e viu oportunidade de investimento na franquia. Por um bom tempo, ele compartilhou o mesmo sonho empreendedor do amigo Wanderson Martins Alaminos, e os dois viram uma oportunidade de negócio na OdontoCompany em meio às incertezas do planeta.
Foi quando eles se juntaram e abriram uma clínica em Brotas (SP). “Juntando a minha vontade em voltar e ficar próximo de todos e a oportunidade no negócio, resolvemos abrir algo rentável e que nos desse maior independência. Acredito que essa fase que vivemos de pandemia fortaleceu ainda mais essa ideia e nos encorajou a investir. Temos confiança um no outro desde o tempo de faculdade e sabemos as virtudes e fraquezas de cada um, o que facilita e faz acreditar que o negócio tem maiores chances de dar certo”, observou Cesar.
C4 Gym – Para os quatro amigos, Cesar Bertolo, Cezar Miquelof, Thiago Lourenço e Celso Bertolo, a amizade e a vontade de empreender são a base para o investimento conjunto e a criação da rede de academias C4 Gym em 2017. Hoje, com duas unidades próprias, a marca está prestes a abrir uma terceira unidade e entrar para o franchising. “Sempre gostei do universo das academias, quando surgiu a oportunidade de investir em algo já sabia o que seria. Queremos crescer cada vez mais e expandir as fronteiras da zona leste de São Paulo”, enfatizou o sócio fundador e diretor operacional da marca Cesar Bertolo.
Doggi – Depois de um período difícil de saúde, o empresário Rodolfo Calvo compartilha o desejo de investir no mercado pet com o amigo e antigo companheiro de trabalho Thiago Calixto. Com os mais de 15 anos de experiência da Calixto na área do banho e da beleza, perceberam que ainda haviam duas lacunas que precisavam ser preenchidas nesta área:a falta de tecnologia e de horários para os clientes que queriam agendar os serviços de banho e tosa no mesmo dia. Assim, em menos de seis meses, em 2021 nasceu a Doggi, a primeira rede brasileira de franquias especializada em estética canina por meio de aplicativo. “Além de amizades de longo prazo, meu parceiro e eu vimos uma oportunidade de colaborar com coisas que amamos, alinhando nossa experiência de trabalho com nosso amor pelos animais”, compartilhou Rodolfo Calvo.