Imóveis em Construção – O mercado imobiliário de Curitiba teve alta de 18% em comparação com o mesmo período do ano passado. Um levantamento do Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) revelou que no período de janeiro a junho de 2019, 855 imóveis residenciais foram colocados a venda na cidade.
É importante lembrar que Curitiba tem o menor estoque de imóveis dos últimos nove anos. São apenas 5,5 apartamentos disponíveis, o que representa uma média de 20 mil unidades em um ano. Essas opções são voltadas a classe média, principal público consumidor na região. O que tem ajudado a manter esse cenário é em muito a queda na taxa dos juros, que acaba por estimular a compra, permitindo que pessoas troquem o aluguel pela casa própria.
O início da série histórica começou em 2014 e começou a dar os primeiros sinais de queda em 2016. Agora segue em retomada desde 2020.
Na capital paranaense, algumas regiões se destacam compara as outras, pelo próprio investimento realizado pelas construtoras. Segundo o estudo, os bairros Centro, Ecoville, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Capão Raso e Água Verde são um dos com maior número de apartamentos novos disponíveis.
Do outro lado, bairros como Atuba, Tatuquara, Guabirotuba, Pilarzinho e Campo Comprido são as regiões que menor número de unidades disponíveis. Entretanto esse cenário também tem impactado no preço.
Com uma demanda ainda maior que a oferta e o valor dos terrenos para a construção, tem aumentado os valores na região. O metro quadrado em Curitiba, por exemplo, está em torno de R$ 7.674,00 em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda a variação mais sentida foi a apartamentos à venda no Água Verde de três quartos, com alta de 6,6% no metro quadrado. Em meio a esse cenário, novas opções também estão surgindo no mercado de alto padrão, com opções de luxo e super luxo (acima dos 2 milhões de reais).
Segundo o mesmo estudo, só essa categoria cresceu 70% no bairro Água Verde em número de vendas. São 128 imóveis comercializados contra 75 unidades do ano anterior. Conheça agora alguns do benefícios de se investir no bairro:
INFRAESTRUTURA
Quem procura a região do Água Verde não tem problemas quanto a infraestrutura da região. O bairro, além de estar muito próximo ao Centro da cidade, é um polo de comércio e serviços. Sendo assim, conta com os principais recursos para quem decidir morar ou empreender.
Muito em virtude disso, terrenos no Água Verde são os mais procurados em meio as imóveis. Assim, esses negócios trazem bastante movimento e ativam a vida no bairro. Importantes vias da cidade também estão localizadas no bairro como Av. Iguaçu e a rua Brasílio Itiberê que garantem o acesso ao centro da cidade sem problemas. Para quem está a pé, também não tem problema, o bairro é abastecido com diversas linhas de ônibus que garantem o acesso ao centro e também a diferentes bairros da capital. Também fazem parte da região o Shopping Água Verde, o Hospital IPO e importantes centros culturais como o Clube Curitibano.
QUALIDADE DE VIDA
O bairro Água Verde tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de Curitiba. Com o critério máximo de 0,956 da avaliação, o bairro fica há apenas um ponto da pontuação máxima. Outra questão importante é a segurança, referência na cidade.
O bairro tem policiamento reforçado, com monitoramento constante da polícia e também da guarda municipal. É bem arborizado, mesclando área natural com espaço urbano, o que faz a região ser extremamente agradável. Um dos pontos turísticos mais famosos é a Praça do Japão, que conta com espaço para receber toda a família.
Além disso, o bairro é onde fica localizado o estádio Joaquim Américo Guimarães, conhecido como Arena da Baixada, sede do time de futebol Clube Athletico Paranaense.
CRESCIMENTO
Com infraestrutura e qualidade de vida, mencionados acima são dois dos fatores que impulsionam o crescimento na cidade. Entre os imóveis no Água Verde inúmeras são as opções de unidades comerciais que tem aparecido nos últimos anos.
Edifícios modernos, com foco empresarial e muitas vezes também opções residenciais, que permitem trabalhar e viver no mesmo local. Em sua grande maioria, essas unidades se encontram em vias importantes da região, cercada de comércios e serviços como a República Argentina e Avenida Iguaçu. Além das oportunidades criadas com as unidades na região, isso amplia também a participação do comércio, com as opções de lojas no térreo desses prédios, que acaba atendendo quem mora e trabalha na região.
Com o crescimento de imóveis em construção vem sendo retomado aos poucos, essa é uma excelente oportunidade para quem tem interesse em investir na região. Os imóveis tendem a se valorizar, uma vez que vem de um histórico de demanda maior que a oferta disponível. Outro fator que tem contribuído para o crescimento é o momento atual da economia, com a queda da taxa Selic, que diminui os juros e também o aumento no acesso ao crédito imobiliário, que possibilita opções como financiamento de imóveis.
Com essas opções é possível fazer investimentos, a custos acessíveis, com garantia de retorno tendo em vista que os imóveis devem se valorizar nos próximos meses. Além de ser um dos bairros mais populares da cidades, é um dos mais importantes, principalmente pela proximidade com o Centro.
Isso abre muitas oportunidades de crescimento para quem deseja investir, pelos benefícios que oferece a quem está região. Com o passar dos anos, esse cenário tende a se manter alta pelo crescimento do bairro, pelas inúmeras famílias que vivem na região e todo o potencial que o bairro oferece em serviços, comércio e qualidade de vida para todos.
Gostou? Compartilhe o artigo em suas redes sociais