Lula da Silva “relembrou a época” em que governou o país e disse que o Estado assumirá um papel determinante na economia.
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Lula da Silva (PT) acusou as instituições brasileiras de trabalharem para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que O objetivo desse conluio era impedi-lo de retornar ao Palácio do Planalto. Porém não disse quais instituições.
Lula se referiu às conquistas do PT em governos anteriores e destacou que o Estado terá um papel decisivo no desenvolvimento do país. “As rodas da economia voltarão a girar à medida que os empregos forem criados, os salários se valorizarem e a dívida das famílias que perdeu poder de compra for renegociada”, observou.
Luís Inácio assumiu o cargo após um longo período de acusações de corrupção e até prisão. Por determinação do agora eleito senador Sérgio Moro (União-PR), o petista ficou preso por quase dois anos, por envolvimento em escândalos de corrupção. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), onde decidiu-se que o petista deveria ser julgado em Brasília e não em Curitiba, Lula foi libertado da prisão. Ao contrário do que afirma, Lula não conseguiu a absolvição da Justiça.