22.9 C
Curitiba
quarta-feira, 24 julho 2024
InícioMeu BairroRebouças: proximidade com o centro de Curitiba amplia a busca por apartamentos

Rebouças: proximidade com o centro de Curitiba amplia a busca por apartamentos

O bairro Rebouças tem atraído olhares de quem pretende se mudar e quer ficar perto do centro da cidade

A procura por apartamento no Rebouças tem crescido consideravelmente nos últimos tempos e muito disso se deve à proximidade com o centro de Curitiba (PR). Mas, além disso, o bairro também possui diversas outras vantagens a oferecer para quem decide viver nesta região.

O Rebouças é delimitado pelo seguinte perímetro: da rua 7 de setembro, rua Brigadeiro Franco, até o Prado Velho seguindo até o Rio Belém, Rua Chile, Rua Comendador Roseira, até o perímetro ser fechado novamente na Rua Brigadeiro Franco.

Estação Shopping no bairro Rebouças Curitiba

História do bairro Rebouças 

O nome Rebouças é uma homenagem a André Rebouças e Antônio Pereira Rebouças, irmãos e engenheiros encarregados da construção da ferrovia que conecta Curitiba à Paranaguá e também da estrada Graciosa, além da fundação da Companhia Florestal Paranaense.

Na época, o projeto da ferrovia era considerado impossível, pois seria necessário furar as montanhas manualmente, com o auxílio de uma picareta, para escavar viadutos de grande porte e túneis.

Com isso, a obra, realizada nos anos de 1870, foi épica. Ainda, dos 9000 operários contratados para empreitada, em torno de 5000 vieram a falecer.

Ou seja, a homenagem se estende às pessoas mais notáveis da técnica e da engenharia, visto que naquele período o Rebouças era o maior exemplo de modernidade e de progresso de Curitiba.

Polo Industrial de Curitiba

Nas décadas de 30, 40 e 50, o Rebouças era o coração de Curitiba, o bairro mais importante, que criava bairros novos e produzia as riquezas.

Dessa forma, foi instalado no bairro, perto da Estação Ferroviária (atual Shopping Estação), o primeiro Polo Industrial de Curitiba.

E vale a pena ressaltar que quando a estrada de ferro foi inaugurada houve um enorme avanço da tecnologia, pois não existiam caminhões, automóveis e tampouco aviões — todo o transporte era realizado através de carroças.

Logo, as indústrias se situaram perto da estrada de ferro a fim de tornar a exportação de seus produtos mais simples. Alguns exemplos de grandes indústrias, são:

  • Almoxarifado da CTN;
  • CIA Fiat Lux;
  • Indústria Metal Mecânica Langer;
  • Ouro Fino;
  • Depósito de Material de Construção Cruzeiro;
  • Matte Leão;
  • Fábrica de Curitiba;
  • Concessionária Volkswagen;
  • Recapadora de Pneus Maurer;
  • Quartel da Subsistência;
  • Moinho de Trigo Paranaense;
  • RFFPSC Teixeira Soares;
  • Beneficiamento de erva Mate Fontana;
  • Brahma.

Além das indústrias, também havia dois estádios de futebol: Estádio Joaquim Américo (atualmente o Arena da Baixada, do Atlético Paranaense) e o Estádio Durival de Britto (campo do atual Paraná, antigo Clube Atlético Ferroviário).

Também ocorria tradicionalmente aos domingos corridas no Hipódromo do Guabirotuba, que posteriormente foi palco de grandes eventos.

A Igreja Coração de Maria, localizada na praça Ouvidor Pardinho, tinha missas de hora em hora para os católicos do bairro.

E, ainda, do lado de fora das lojas e das fábricas, os ambulantes vendiam inúmeras guloseimas para a população, como pipocas, picolés, sorvetes, amendoim torrado, doces de abóbora e leite e alguns outros petiscos.

O que o Rebouças oferece hoje em dia

Mais do que sua excelente localização, o Rebouças dispõe atrações como o Museu Ferroviário, o Espaço Regina Vogue, o Teatro de Bonecos Dr. Botica e o Teatro Paiol.

O bairro também conta com dois importantes shoppings nas proximidades: o Shopping Curitiba — que é um centro importante de lazer e compras da região — e, mais perto, o Shopping Estação. Ambos são fáceis de chegar, seja de carro, a pé ou usando o transporte coletivo.

Ainda, há inúmeros restaurantes e lojas nas redondezas, o que torna a vida dos moradores mais fácil, pois não é necessário se locomover para longe para encontrar o que precisa. Um ponto muito importante considerado por curitibanos que decidem viver no Rebouças.

Em relação ao transporte público, as linhas de ônibus disponíveis são vastas, desde as convencionais até as expressas. No entanto, um dos maiores destaques do Rebouças é o fator educacional.

Instituições de Ensino Superior no Rebouças

Na região há cinco instituições de ensino superior: Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade de Tecnologia Integral (CETI) e Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Ademais, possibilita fácil acesso à outras universidades, como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Centro Universitário UniOpet.

Isso faz com que grande parte do público que busca apartamento para alugar no Rebouças seja composto por estudantes.

Dados do bairro

De acordo com o IBGE, o Rebouças possui 5.813 responsáveis por residência e pessoas de absolutamente todas as faixas salariais.

Há, em média, 3,9 moradores por domicílio. Entre 1980 e 1990, houve uma queda nessa métrica, pois a população diminuiu em 15 mil habitantes. Porém, atualmente, o aumento anual gira em torno de 0,33%.

Esses índices começaram a evoluir no ano de 2006, quando 140 unidades de construção comerciais e 977 residenciais foram autorizadas.

Ainda, o Rebouças detém de 1,4% do comércio da capital, sendo classificado como um dos dez bairros que possuem mais abertura de estabelecimentos comerciais em Curitiba.

Um fator positivo que impacta diretamente na questão da segurança, é que há mais mulheres do que homens no bairro — 8,4 mil para 7,1 mil, respectivamente.

E há, praticamente, dois veículos por morador. São 35 mil carros, enquanto o Portão possui 19 mil e o Água Verde possui 27,9 mil, sendo esses bairros que possuem cerca de 30% a mais de habitantes.

Por outro lado, possui uma das áreas verdes mais reduzidas de Curitiba — 0,95m² por pessoa. Ainda assim está na frente dos bairros vizinhos: Capão Raso, Parolin e Água Verde. Talvez por isso, ainda seja atraente viver ali.

O Rebouças é um bom bairro para se viver?

No Rebouças há várias opções de entretenimento, além de vasto comércio e é uma região bastante influente no sentido educacional, além da sua localização privilegiada.

Portanto, embora tenha poucos habitantes, é um bairro bastante desenvolvido, com uma história rica.

Todos esses fatores indicam que ele é o bairro ideal para quem busca praticidade e segurança, mas não dispensa o clima mais agitado da capital — que está, na realidade, logo ao lado.

Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros
Jornal dos Bairros de Curitiba. Nós somos dos bairros e vivemos o seu dia a dia. Os bairros tem muito para melhorar e todos sabemos disso. Isso deve ser mostrado, criticado e cobrado. Mas os bairros também têm muitas coisas boas. Com pessoas de iniciativa, que fazem a diferença. O Jornal dos Bairros é tudo isso ao mesmo tempo. Tudo tem que ser dito ou mostrado! Somos os bairros de Curitiba, e nossa voz tem poder!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Tempo e Temperatura

Curitiba
céu limpo
22.9 ° C
23.4 °
22.6 °
42 %
3.1kmh
0 %
qua
23 °
qui
24 °
sex
24 °
sáb
25 °
dom
27 °

Redes Sociais

1,354FãsCurtir
99SeguidoresSeguir
13SeguidoresSeguir