Bacacheri – Entenda como se deu o desenvolvimento desse bairro curitibano
O bairro Bacacheri é um bairro da cidade de Curitiba e situa-se na região nordeste da cidade, sendo incluso na subprefeitura do Boa Vista. Segundo dados do IBGE, no ano de 2010 a população do bairro representava algo em torno de 1,4% do total do município, somando 23.734 habitantes, espalhados em uma área de cerca de 7km². Aliás, as casas à venda no Bacacheri são bastante procuradas.
Quer saber mais a respeito da história do surgimento do bairro e tudo que ele tem para oferecer? Então continue lendo esse artigo até o final.
O motivo do nome Bacacheri
Surpreendentemente, o motivo do bairro possuir o nome Bacacheri não é tão sabido por seus habitantes e até mesmo as pessoas que dão um palpite não sabem dar uma resposta precisa, por conta das variadas versões a respeito das razões do nome.
Há quem conte que o bairro obteve esse nome por conta de uma vaca, a qual um dos seus criadores costumava chamar de Chérie (do francês, que significa “querida”). Essa vaca, de modo inesperado, simplesmente sumiu em um dia qualquer das terras dele. O curioso é que essa história é a mais popular, a mais aceita pelos moradores. Entretanto, ela está longe de ser a única.
Uma versão de que na verdade é o significado em Tupi para “rio pequeno”, fazendo dessa forma uma menção ao rio Bacacheri. Com efeito, as palavras guaranis “vaca” e “ciri” que querem dizer “vaca que escorregou” e posteriormente se transformou em Bacacheri pelo modo de pronunciar.
A história do bairro
Há muito tempo atrás, a chamada estrada da Graciosa (que hoje recebe o nome de Avenida Prefeito Erasto Gaertner), um histórico trajeto que efetuava a ligação entre a cidade de Curitiba e o litoral paranaense, na região Sul do país, chegava no Bacacheri. Os viajantes passavam rumo a Paranaguá e isso facilitou enormemente a instalação de serviços e comércio. Isso teria causado o desenvolvimento da região, fazendo assim com que os habitantes se estabelecessem por lá.
Entre as fontes mais antigas, há a ata da Câmara Municipal, com data de 1850, dentro da qual são solicitadas 50 braças de terreno na estrada, conectando o Bacacherry com o dito Cajuru. Desde meados do século XIX muitos aprimoramentos foram feitos pela estrada da Graciosa de modo a facilitar o tráfego de meios de transporte.
Os primórdios do bairro estão conectados à Colônia Argelina, fundada em 1869, próximo da estrada da Graciosa, composta, em grande parte, por colonizadores franceses oriundos da Argélia. Contudo, a colônia acabou não se desenvolvendo.
Já nos anos iniciais do século XX, no Bacacheri, a maioria dos imóveis ainda era integrada por chácaras e outras sortes de propriedades rurais de ocupação pecuarista. No ano de 1932, o Aeroclube do Paraná foi criado e, posteriormente, em 1937, o Exército Brasileiro construiu um complexo militar que comportasse o 5º Regimento de Aviação.
Agora, em 1941, o então presidente Getúlio Vargas criou o Ministério da Aeronáutica e aí o 5º Regimento da Aviação foi alçado ao patamar de destacamento da Base Aérea de Curitiba, que se situa no Bacacheri.
Depois, em 1947, o Decreto nº175 da prefeitura de Curitiba, aprovado pelo Conselho Administrativo do Estado realizou a delimitação oficial do Bacacheri. Antigamente, o bairro atingia as regiões dos bairros Bairro Alto e Jardim Social atualmente. Por intermédio da lei municipal nº5541, a prefeitura de Curitiba criou o distrito de Bacacheri.
O transporte no bairro Bacacheri
Por estar situado na região do Boa Vista, o Bacacheri está perto de bairros relevantes da cidade, como o Ahu, Cabral, Bairro Alto, Cristo Rei, Atuba, Tarumã, Tingui e Juvevê. Para aqueles que costumam usar o transporte público, a linha de ô00nibus Santa Cândida/Capão, Solar, São João, Bairro Alto/Boa Vista, Tingui e São João são algumas das linhas que passam nas vias principais do bairro.
Por outro lado, aqueles que possuem um veículo próprio, podem ficar tranquilos. Afinal, as ruas do Bacacheri são sinalizadas e pavimentadas, fazendo com que o trânsito na região fosse muito mais seguro.
Lazer, entretenimento e cultura
As ruas do Bacacheri são muito arborizadas e devido às sombras nas árvores nas calçadas, os passeios feitos a pé são bem mais aprazíveis. A nível de exemplo, a Praça Edward M.Caldas, localizada entre as ruas José Mário de Oliveira, Dr.Oswaldo Vieira e João Angely, é a alternativa para a família com filhos.
Essa localidade pública possui diversas árvores e brinquedos voltados para as crianças. Por outro lado, aqueles que apreciam fazer passeios após o trabalho ou é praticante de atividades físicas, o Parque Bacacheri é uma ótima opção.
Além disso, o Parque General Iberê de Mattos, igualmente conhecido como Parque Bacacheri, teve sua inauguração no ano de 1988 e detém uma área de 152 mil m² e se constitui na atração mais valiosa do bairro.
Um verdadeiro point de lazer intensamente frequentado por todos dessa região para a prática de atividades físicas, de lazer e culturais, sobretudo nos finais de semana.
Sua vasta área verde proporciona lagos, quadras de vôlei de areia, campos de futebol, churrasqueiras, aparelhos de ginástica, playground e também um impressionante lago artificial de 22 mil m² com peixes, gansos e patos, tendo a oportunidade de serem observados e igualmente alimentados com comidas diversas.
Ademais, os bosques são utilizados como abrigo para distintas espécies nativas.
Infraestrutura no Bachacheri
Quem mora ou vai morar em um apartamento no Bacacheri precisa saber que esse bairro tem uma excelente infraestrutura. Além das inúmeras opções de lazer para todos os perfis de pessoas, há um vasto e variado comércio, com diversos tipos de estabelecimentos.
Além de tudo isso, ele proporciona várias oportunidades de emprego aos seus habitantes, que não necessitam sair do bairro para vislumbrar uma ótima oportunidade.
Agora você conhece a curiosa história do bairro Bacacheri, assim como a história do bairro em si e suas qualidades. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!