Na manhã de hoje, 12 de abril de 2023, uma certa neblina cobriu Curitiba, acompanhada de queda de temperatura. À medida em que amanhecia, a névoa se mantinha em diversas áreas de Curitiba e Região Metropolitana. As temperaturas devem variar bastante entre a mínima e máxima. Isso causa o “efeito cebola de Curitiba”, que o moradores da cidade conhecem bem.
Mas afinal, o que é efeito cebola de Curitiba?
Hoje especialmente, será caracterizado por uma amplitude térmica significativa, que se refere à distancia entre a temperatura ao amanhecer e ao anoitecer, bem como a temperatura medida durante a hora mais quente do dia.
O efeito cebola de Curitiba, que já é marca registrada do outono na Capital, faz com que os moradores coloquem roupas em camadas que podem ser retiradas conforme as temperaturas mudem ao longo do dia. Isso costuma ser comparado à própria “cebola” que é formada por camadas sobrepostas. Ou seja, esse é o tão falado efeito cebola de Curitiba.
Pela manhã, os curitibanos se enfeitam com roupas justas que tiram ao meio-dia, para vestir novamente na volta para casa.
O boletim do Sistema de Tecnologia de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alerta que as temperaturas podem chegar a quase 30 graus Celsius no interior do Paraná. Enquanto na capital está prevista para atingir uma máxima de 27°C.
Quer saber mais notícias sobre nossa cidade?
Entre para o Grupo de Whats do JB Curitiba!