A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal informa que o expediente será normal nas repartições públicas municipais nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, que seriam destinados ao feriado de Carnaval em 2021.
A decisão foi tomada com base no Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba, para evitar que, no feriado prolongado, haja grande circulação de pessoas e aglomerações, o que pode elevar o número de casos e, consequentemente, sobrecarregar os serviços de saúde, a exemplo do que aconteceu nos feriados de Natal e de Ano Novo.
O objetivo é manter o funcionamento dos serviços de saúde, com capacidade de atendimento a todos os que precisarem.
O calendário escolar de 2021, aprovado em 2020, segue inalterado. O ano letivo começa dia 18 de fevereiro.
De acordo com o decreto municipal 180 de 27 de janeiro de 2021, a gravidade da emergência causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) exige das autoridades municipais a adoção de todas as medidas possíveis e tecnicamente sustentáveis para o apoio e manutenção das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS), e para a contenção da transmissão do novo coronavírus, de forma a atuar em prol da saúde pública.
Curitiba está situação de Risco de Alerta – Bandeira Amarela, com medidas intermediárias, para evitar aglomerações e reduzir a contaminação e propagação do novo coronavírus.
Coreto Digital entra no ritmo das escolas de samba
Vídeos das escolas de samba de Curitiba produzidos para o carnaval serão transmitidos no telão 360º do Coreto Digital, no Passeio Público, de sexta-feira (12/2) a domingo (21/2), das 10h às 18h. Essa foi a forma encontrada para apresentar o trabalho dos grupos e evitar aglomerações, em prevenção à covid 19. Este ano, por causa da pandemia, não haverá desfiles na Rua Marechal Deodoro.
Os videoclipes serão exibidos de forma rotativa, a cada 30 minutos. Também estão no Instagram e no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e no Facebook do Conservatório de MPB.
Além das escolas, o bloco Rancho das Flores também “desfila” virtualmente. Formado somente por idosos – pertencentes ao grupo de risco para a covid-19 – o bloco se reunirá, por meio de edição imagens, em performances de carnavais passados. Já as crianças do Coral Brasileirinho estão gravando um vídeo com marchinhas carnavalescas.
“A intenção é não deixar passar em branco um evento tão importante. As escolas de samba precisam mostrar seu trabalho, porque continuam vivas e produzidas, mesmo com todas as dificuldades da pandemia”, frisa o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Édson Bueno, que contou com o apoio dos gestores Lilian Ribas e Jaciel Teixeira na coordenação de produção.
Serviço: vídeos das escolas de samba
Data: de transmitidos de forma rotativa a cada meia-hora
Local: Coreto Digital do Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)
Gratuito