Pessoas em situação de rua e em risco social atendidas pela Prefeitura na Praça Solidariedade, no Jardim Botânico, puderam saborear, na noite desta quinta-feira (11/3), tradicionais pratos do Restaurante Família Madalosso.
O jantar teve no cardápio risoto, polenta frita, frango, refrigerante e brigadeiro – acompanhado de um carinhoso bilhete – e foi servido no Mesa Solidária, programa municipal que distribui refeições gratuitas para a população em risco social.
A ação deu início ao projeto Florescer, criado pela Família Madalosso para homenagear dona Flora, a matriarca que fundou em 1963 o restaurante italiano localizado em Santa Felicidade e considerado o maior das Américas.
Aos 81 anos, dona Flora participaria da entrega das refeições, mas em função da pandemia da covid-19 e da idade, não compareceu seguindo as determinações de isolamento social.
Comida boa
Ao todo, 160 refeições foram servidas para quem foi à praça, entre elas 17 mulheres e seis crianças. Maria da Rosa, 51 anos, foi uma das pessoas atendidas com o neto Wagner, 6 anos. Ela esteve na Praça Solidariedade para jantar e rever o filho, que vivia em situação de rua e hoje é acolhido em um hotel social da Prefeitura e faz as refeições no Mesa Solidária.
“A comida estava muito boa”, disse ela, que nunca tinha ouvido falar do tradicional restaurante curitibano.
Catador de material reciclável, Odair Ferreira, 49 anos, passou na praça apenas para pegar a marmita.
“Eu venho sempre aqui, antes de sair para o trabalho. Pego a comida e depois como sentado lá na cidade”, disse o homem.
Ferreira contou que gosta muito da comida do Madalosso. Sem lembrar o ano, ele disse que a primeira vez que foi ao restaurante foi na recepção do casamento do irmão. “É tudo bom demais”, comentou.
Mesa Solidária
O Restaurante Família Madalosso é o mais novo parceiro do Mesa Solidária, programa lançado pela Prefeitura em dezembro de 2019 para garantir que pessoas em situação de risco social, principalmente de rua, possam se alimentar diariamente em espaços limpos e confortáveis.
A previsão é que restaurante faça a distribuição de refeições no Mesa Solidária uma vez por mês. Ele se junta a outros 40 parceiros que atualmente integram o programa da Prefeitura e é resultado de uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Defesa Social, que cedem espaços públicos e apoio logístico.
Entre os parceiros estão instituições religiosas, organizações da sociedade civil (OSCs), grupos de apoio à população em situação de rua, além de feirantes e permissionários dos Sacolões da Família, responsáveis por adquirir, preparar e servir os alimentos.
Desde que foi lançado, o programa garantiu a distribuição de 126 mil refeições gratuitas. Além da Praça Solidariedade, os alimentos são servidos nos restaurantes populares do Capanema e da Rui Barbosa.