Protagonizado por Jim Caviezel, conhecido por seu papel em “A Paixão de Cristo”, o filme “Som da Liberdade” (Sound of Freedom) tem sua estreia marcada para a próxima quinta, dia 21 de setembro de 2023. Líder de audiência em todos os países da América Latina, e com mais de 182 milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos, o suspense é baseado em uma história real.
Som da Liberdade – a Jornada do Resgate
No enredo do filme, o ex-agente especial do Governo Americano, Tim Ballard (interpretado por Jim Caviezel), decide embarcar em uma missão arriscada e nobre: resgatar crianças vítimas de tráfico infantil. Cansado da burocracia que enfrenta como funcionário público, Ballard toma a ousada decisão de se demitir para tentar salvar crianças por conta própria. Essa jornada o leva aos confins da selva colombiana, onde ele se dedica a desmontar um esquema de tráfico sexual infantil que é uma realidade nas Américas do Norte, Sul e Central.
Além de Jim Caviezel, o filme “Som da Liberdade” conta com atuações notáveis de Bill Camp, Cristal Aparicio e Javier Godino no elenco. O roteiro, assinado por Rod Barr e Alejandro Monteverde, retrata de forma visceral a luta de Ballard contra o tráfico de pessoas.
Mesmo sendo lançado sem o apoio de grandes estúdios, e muito menos da maior parte da imprensa do mundo inteiro, o longa conseguiu grande sucesso, com números maiores que “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, por exemplo.
Tráfico de Pessoas
O filme levanta uma questão grave que afeta não apenas os Estados Unidos, mas também o mundo como um todo: o tráfico de pessoas. Segundo a ONU, cerca de 2,5 milhões de pessoas são “vendidas” a cada ano, movimentando anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo, sendo que 85% desse valor provém da exploração sexual.
No Brasil, o tráfico de pessoas é um fenômeno complexo, envolvendo diferentes perfis de vítimas e traficantes, além de diversas modalidades e rotas de exploração. De acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, mais de 60 mil pessoas foram encontradas em condições análogas ao trabalho escravo, uma das vertentes do tráfico de pessoas, entre os anos de 1995 e 2022.
Estreia “Som da Liberdade”
Data: 21/09/2023 nos cinemas brasileiros
Fotos: Divulgação Paris Filmes