Detran alerta: 47% dos veículos no Paraná estão com o licenciamento irregular. Motoristas devem ficar atentos aos prazos de pagamento e evitar circular ilegalmente.
O Detran-PR alerta para as obrigações de pagamento de dívidas veiculares. Os principais são o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e claro, as multas. Para que a CRVL seja emitida, o veículo deve estar livre de quaisquer dívidas.
Para ter acesso às informações de pendências e também as guias de pagamentos dos débitos, o cidadão pode acessar o portal do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente.
O que diz a Legislação de transito
O motorista que for flagrado circulando com veículo com licenciamento irregular estará cometendo uma infração gravíssima. Segundo o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) será aplicada uma multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.
O Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é um documento obrigatório para todos os motoristas. Emitido anualmente pelo Departamento de Trânsito de cada estado, ele indica que o veículo pode trafegar normalmente nas estradas do país.
No Paraná, o documento é emitido online pelo Detran-PR. Para obter a certidão, todas as dívidas do veículo devem estar quitadas, uma guia de R$ 86,50 pode ser emitida e terá de ser quitada.
Quer saber mais notícias sobre nossa cidade?
Entre para o Grupo de Whats do JB Curitiba!
As guias podem ser pagas através de caixas eletrônicos, PIX ou pelo Internet Banking dos bancos devidamente credenciados.
Calendário Licenciamento 2022 no Paraná:
Placas com final 1 e 2 – Agosto
Placas com final 3, 4 e 5 – Setembro
Placas com final 6, 7 e 8 – Outubro
Placas com final 9 e 0 – Novembro
“A nossa frota atual é superior a 8 milhões de veículos, desses, aproximadamente 47% estão com licenciamento irregular, não gerando o licenciamento obrigatório para circulação”, diz o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado. “A falta do CRVL causa muitos transtornos, principalmente nesse período de férias, aonde temos um índice alto de veículos circulando em rodovias e vias municipais”, acrescentou.