Neste feriado de 7 de Setembro, crescem nas redes sociais o assunto sobre as manifestações de rua marcadas para ocorrer em várias capitais do Brasil. Em Curitiba, segundo as postagens, há manifestações marcadas em duas frentes.
Na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, deverá acontecer a partir das 14h, a manifestação mais conservadora, segundo os organizadores, pela liberdade de expressão e pela democracia. Já na Praça Santos Andrade, no Centro, é o local indicado para as manifestações da CUT às 16h. Ainda não há expectativa de público, se será grande ou pequeno, pois é preciso aguardar as convocações das redes sociais se confirmarem.
As informações são do jornal Tribuna do Paraná.
Embora essas duas pautas estejam indicadas pelas redes sociais como algumas das reivindicações de quem pretende ir às ruas para se manifestar na capital do Paraná – e em em outras cidades do país –, o ponto principal dos eventos do dia 7 de setembro tem girado em torno da discussão sobre o que é “liberdade”. Pelo menos nas últimas semanas.
As informações das discussões sobre o tema nas redes sociais, dão conta de que pretende-se ir às ruas para defender a Constituição Brasileira, o progresso do país e o fim da corrupção. Segundo informação da Tribuna, existem alguns defensores mais radicais de intervenção militar, porém até onde apuramos, isso não passa de mera força de expressão. A crítica maior está em relação às atuações autoritárias dos ministros Supremo Tribunal Federal (STF).
As manifestações contrárias ao governo, discursam sobre um possível golpe que estaria prestes a ocorrer no país. Segundo apurou a reportagem da Gazeta do Povo, partidos e movimentos de esquerda se organizam para fazer frente às manifestações de apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro em 7 de setembro.
Em uma de suas lives mais recentes, Bolsonaro voltou a pedir a presença dos brasileiros nas ruas. Ele destacou que as famílias não precisam se preocupar com a violência ou ter medo de ir às ruas, pois, segundo ele, quem estará presente são famílias que levam até crianças.
Que as manifestações sejam realmente pacíficas. Aproveitem seu feriado.